terça-feira, 2 de junho de 2009

Aulas que tivemos até então

1ª Aula - dia 07/04/2009

Nesta aula nos foi apresentada a disciplina de Tendências Atuais do Ensino de Língua Portuguesa I, sua dinâmica, o processo avaliativo, etc. E ainda aprendemos a fazer uma carta de apresentação.
Essa disciplina vai nos ensinar a lidar com a disciplina de língua portuguesa educação infantil, as maneiras existentes para trabalhar o mundo da leitura e da escrita com a criança que ainda não foi alfabetizada, mas que a todo instante recebe informações lingüísticas no meio em que vive.
Nós, os alunos da disciplina, precisamos criar um blog, uma página na internet, para colocarmos nossas impressões das aulas, nossas contribuições adquiridas com vivências anteriores e, sobretudo para dialogarmos, trocarmos experiências e retirar nossas dúvidas.
A aula acontece todas as terças-feiras do semestre de 2009.1, onde sempre será trabalhada alguma atividade para desenvolvermos e então levar para o blog em forma de reflexão.
O processo avaliativo se dará a partir do blog. Precisamos sempre mantê-lo atualizado seguindo os descritores discutidos em conjunto na sala de aula. A avaliação é formativa e processual e, portanto tem a finalidade de verificar se o aluno está avançando na aprendizagem e o quanto tem avançado.
A carta de apresentação é a primeira coisa que deveremos postar no blog quando abrirmos, pois é ela quem vai “receber” o visitante explicando a formação do blog, o que é a disciplina e um pouco do dono do blog.

Conclusão
Para mim será um grande desafio cursar esta disciplina, pois tenho algumas dificuldades em lidar com novas tecnologias, no entanto preferi continuar nela, porque acredito que se eu não tentar ultrapassar esta barreira nunca aprenderei e acredito que será uma boa experiência. Ao menos, poderei verificar se posso ou não trabalhar assim algum dia.

Tealp – blog

2ª Aula - dia 14/04/2009


Nesta aula ficamos estudando o texto “Construindo o portifólio eletrônico”, de Ivanildo Amaro de Araújo para aprendermos a criar um blog, já que muitos alunos não sabiam como fazer e a criação do blog é algo fundamental para que a disciplina evolua. O professor continuou explicando como queria que nos fizéssemos após abrir o blog, que devíamos postar a carta de apresentação e depois os propósitos e os descritores da disciplina, sem esquecer de colocar nossas impressões sobre toda aula desde já.

Nesta aula surgiu com mais ênfase as dificuldades que os alunos iriam encontrar, como o tempo para estar se dedicando ao blog toda semana. Alguns não gostariam de fazer esse tipo de avaliação. Entretanto no final o professor convenceu a todos de que deveríamos ao menos tentar lidar com a proposta.

Conclusão

Neste dia confesso que me senti um pouco assustada com a severidade da disciplina, mas optei por continuar, pois como já disse, seria um novo desafio e eu realmente espero alcançar algum aprendizado.


3ª aula – dia 28/04/2009

Nesta aula estudamos uma parte do texto “Processos iniciais de leitura e escrita” de Rosineide Magalhães de Souza e a turma foi dividida em grupos para que criássemos para a próxima aula atividades onde fosse trabalhado a capacidade lingüística da criança de 0 a 5 anos.

Para próxima aula também, foi passada a atividade de uma pequena pesquisa sobre gênero textual.


Conclusão

Eu não tive presente nesta aula, mas ouvi a gravação feita por uma amiga e pude tirar as seguintes reflexões:

  • Que a criança da educação infantil, mesmo sem saber ler, está envolta de mensagens lingüísticas e, portanto há grandes possibilidades de nós, professores facilitarmos a interação da criança com o “mundo” da leitura e da escrita para que ela seja alfabetizada mais facilmente.

  • Antes, no meio educacional, era importante que as crianças aprendessem a ler primeiramente. Agora a criança mesmo sem saber ler já consegue identificar algumas palavras. Isso se dá devido as tecnologias que o mundo dispõe hoje, a televisão, por exemplo.

  • O educador, por sua vez, precisa se integrar destes recursos de forma a utiliza-los para auxiliar no seu trabalho, assim a criança mesmo sem saber ler vai compreender melhor o que acontece ao seu redor.


4ª aula – dia 05/05/2009

Continuamos estudando o texto da aula anterior e agora alguns grupos trouxeram as atividades que pensaram. Várias idéias surgiram: trabalhar músicas do cotidiano da criança, trabalhar a questão da metonímia entre produto e marca e trabalhar um jogo chamado RPG. Depois, começamos a discutir sobre as estratégias lingüísticas e cognitivas para trabalhar com a educação infantil.

Para próxima aula devemos pensar numa atividade utilizando três dos objetivos propostos na pagina 11 do texto, indicando idade e objetivos que engloba.

Conclusão

Achei essa aula mais dinâmica até então. Pois no meu caso que ainda não leciono e tenho pouca prática de docência se torna dificultoso imaginar certas situações. As experiências e idéias que surgiram nos grupos colaborou muito para ampliar minhas idéias de atividades. A atividade que mais me chamou atenção foi a questão da marca/produto, não somente pela relação que as crianças fazem do produto com a marca, porque isso adulto também faz, afinal as pessoas costumam comprar leite moça ao invés de leite condensado ou gilette ao invés de lâmina de barbear. Mas sim porque a criança mesmo não sabendo ler consegue identificar os símbolos do que ela gosta e do que ela não gosta, ainda que isso nem tenha sido ensinado a ela. Um exemplo disso é quando uma criança vê o Mc Donald’s, ela identifica a lanchonete não por saber ler e sim pelas cores ou pelos bonequinhos que ela já decorou que são da lanchonete.


5ª aula – dia 12/05/2009

Nesta aula, nós recebemos a proposta de um exercício reflexivo a partir do texto “Oralidade e escrita” de Leonor Lopes Fávero. O trabalho foi dividido em três partes. Na aula de hoje, a 1ª parte é responder as quatro questões presentes em dupla de forma reflexiva fazendo sempre uma paráfrase do que a autora explicava.

A proposta é enviarmos as questões respondidas até o próximo domingo para que o professor possa trocar os trabalhos de forma que os alunos corrijam os trabalhos uns dos outros.

Conclusão

A maior dificuldade que eu e minha dupla encontramos foi fazer paráfrase em algumas questões, pois algumas respostas estavam tão claras que sentíamos dificuldades em colocar com outras palavras. Tivemos também alguma dificuldade na compreensão do texto devido a falta de discussão prévia em conjunto. Inclusive esta foi uma dificuldade que identifiquei em outras duplas também.

Por outro lado o exercício foi bom para deixar os alunos mais atentos e ao menos ler o texto antes da aula, ainda que superficialmente. As pessoas que leram já encontraram grandes dificuldades de compreensão, imagina quem não leu!!


6ª aula – dia 19/05/2009

Continuamos fazendo a tarefa da aula anterior. Agora a 2ª parte consistia, como disse antes, em analisar o trabalho que nos fosse enviado. Para isso, o professor passou toda esta aula explicando o texto ponto a ponto e tirando todas as nossas dúvidas.

Deveríamos analisar o texto do colega observando:

  • A transcrição literal do texto (deve estar entre aspas);

  • Elementos pragmáticos (algo que a dupla traga da sua prática, do seu cotidiano nos exemplos que algumas questões pedem);

  • Paráfrase: a dupla precisa explicar o texto com suas próprias palavras;

Os analisadores devem ter a preocupação de apontar possíveis falhas com cuidado de forma que a critica venha contribuir para o aprendizado e não o contrário.

Por fim, vamos enviar as questões analisadas até o próximo domingo para que o professor possa devolver aos seus respectivos donos.

Conclusão

Essa parte foi ainda mais complicada, pois analisar o trabalho de outra pessoa e colocar sua opinião sobre cada questão é algo que requer alguma sensibilidade e muito cuidado. No trabalho que nós analisamos, por exemplo, a dupla se colocou muito bem, as respostas estavam bem explicadas. A maioria das questões respondia o que havia sido perguntado sempre fazendo a paráfrase e ainda um pouco mais.

O interessante é que ao mesmo tempo em que você lê o trabalho do outro você identifica no seu trabalho vários erros que possa ter cometido, assim você aprende e ainda tem uma certa noção do que vai ser apontado no seu trabalho pela dupla que o analisou. Haja autocrítica, rsrs!


7ª aula – dia 26/05/2009

Agora já podemos concluir o trabalho sobre oralidade e escrita. As questões foram devolvidas e a partir das intervenções dos colegas e do aprendizado que adquirimos vamos fazer um texto co-relacionando as questões.

Alguns blogs encontram-se com problema e como na próxima aula será a socialização dos blogs, o professor resolveu chamar cada aluno com problema para se explicar.

Depois começamos a ler um novo texto, “Contextos de alfabetização na aula” de Ana Teberosky e Núria Ribera.Nele nós discutimos sobre:

  • Educação bancária, aquela educação que ocorre quando o professor é o detentor do saber e o aluno uma tabula rasa que precisa receber todo conhecimento e que não traz nenhum conhecimento consigo;

  • Vontade da criança em aprender a ler, vontade esta que muitas vezes matamos ensinando da maneira errada;

  • Que a leitura não é apenas uma decodificação de letras. Interpretar uma imagem, uma música e outras coisas também fazem parte do vasto mundo da leitura.

  • Crianças menos favorecidas economicamente tem tanta capacidade de aprender quanto as mais favorecidas. Isso é uma “desculpa” para que a inércia dos mais humildes não acabe. E para acabar com esse “pré conceito” precisamos como educadores, utilizar todos os recursos possíveis para inserir a criança na leitura;

Conclusão

Desta vez resolvi comentar enquanto explicava o que havia ocorrido na aula.


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