Olá queridos.
Estou dando uma passada rápida para poder atualizar meu blog.
Há algum tempo tenho pensado em discutir um assunto pertinente a questão da alfabetização, mas estava em dúvida se colocava aqui ou não.
Na penúltima aula, aliás, já estava esquecendo de dizer que a penúltima e última aula ocorreu a auto-avaliação (que vou falar numa outra oportunidade). Mas continuando, descobri neste dia que posso utilizar este espaço para colocar qualquer reflexão, desde que tenha relação com a disciplina.
Bom, lendo o texto "Direitos da criança e projeto político pedagógico de educação infantil" de Sônia Kramer, que traz diversas questões interessantes.
Estou dando uma passada rápida para poder atualizar meu blog.
Há algum tempo tenho pensado em discutir um assunto pertinente a questão da alfabetização, mas estava em dúvida se colocava aqui ou não.
Na penúltima aula, aliás, já estava esquecendo de dizer que a penúltima e última aula ocorreu a auto-avaliação (que vou falar numa outra oportunidade). Mas continuando, descobri neste dia que posso utilizar este espaço para colocar qualquer reflexão, desde que tenha relação com a disciplina.
Bom, lendo o texto "Direitos da criança e projeto político pedagógico de educação infantil" de Sônia Kramer, que traz diversas questões interessantes.
Mas a questão que gostaria de trazer para vocês é sobre a inserção da classe de alfabetização no ensino fundamental e a importância da educação infantil para a alfabetização da criança.
Todos nós sabemos que agora o ensino fundamental é dividido em anos e não mais em séries e é composto de 9 anos e não 8 como antes. O que algums pessoas não se deram conta é da importância que isso tem, pois ainda vejo muitos profissionais da educação dizer que nada mudou de verdade a não ser a nomeclatura. Isso não é verdade, pois como indica a Lei de Diretrizes e Bases (LDB, lei 9.394/96) a educação infantil é facultativa, mas o ensino fundamental é obrigação do governo oferecer. Então gostaria de aproveitar esse espaço para levar os educadores a refletir e perceber que agora nossas crianças ganharam mais um ano de oportunidade para a prender porque muitas não tiveram educação infantil por diversos motivos.Kramer diz em seu texto que as crianças "vão descobrir a língua escrita antes de aprender a ler". Infelizmente, existem pais que não percebem isso e acham que a criança tem que ir para escola única e exclusivamente para aprender ler, escrever e contar e se isso não ocorre eles acham que é inútil. Outra razão para as crianças não passarem pela educação infantil é a falta de vagas nas cheches municipais, pois como disse antes, o governo não obrigado a oferecer a educação infantil e por isso existem poucas vagas.
Bom esse foi um pequeno bate-papo para trazer essas questões aqui. Por favor deixem seus comentários para compartilharmos informações.
Nenhum comentário:
Postar um comentário