quinta-feira, 25 de junho de 2009

Questão em foco

Olá queridos.

Estou dando uma passada rápida para poder atualizar meu blog.
Há algum tempo tenho pensado em discutir um assunto pertinente a questão da alfabetização, mas estava em dúvida se colocava aqui ou não.
Na penúltima aula, aliás, já estava esquecendo de dizer que a penúltima e última aula ocorreu a auto-avaliação (que vou falar numa outra oportunidade). Mas continuando, descobri neste dia que posso utilizar este espaço para colocar qualquer reflexão, desde que tenha relação com a disciplina.

Bom, lendo o texto "Direitos da criança e projeto político pedagógico de educação infantil" de Sônia Kramer, que traz diversas questões interessantes.



Mas a questão que gostaria de trazer para vocês é sobre a inserção da classe de alfabetização no ensino fundamental e a importância da educação infantil para a alfabetização da criança.

Todos nós sabemos que agora o ensino fundamental é dividido em anos e não mais em séries e é composto de 9 anos e não 8 como antes. O que algums pessoas não se deram conta é da importância que isso tem, pois ainda vejo muitos profissionais da educação dizer que nada mudou de verdade a não ser a nomeclatura. Isso não é verdade, pois como indica a Lei de Diretrizes e Bases (LDB, lei 9.394/96) a educação infantil é facultativa, mas o ensino fundamental é obrigação do governo oferecer. Então gostaria de aproveitar esse espaço para levar os educadores a refletir e perceber que agora nossas crianças ganharam mais um ano de oportunidade para a prender porque muitas não tiveram educação infantil por diversos motivos.Kramer diz em seu texto que as crianças "vão descobrir a língua escrita antes de aprender a ler". Infelizmente, existem pais que não percebem isso e acham que a criança tem que ir para escola única e exclusivamente para aprender ler, escrever e contar e se isso não ocorre eles acham que é inútil. Outra razão para as crianças não passarem pela educação infantil é a falta de vagas nas cheches municipais, pois como disse antes, o governo não obrigado a oferecer a educação infantil e por isso existem poucas vagas.

Bom esse foi um pequeno bate-papo para trazer essas questões aqui. Por favor deixem seus comentários para compartilharmos informações.

Nenhum comentário:

Postar um comentário