segunda-feira, 27 de julho de 2009

Síntese Conclusiva


Bom pessoal!! Hoje chego ao fim da disciplina Tendencias Atuais do Ensino de Língua Portuguesa I, para qual eu fiz esse blog.
Em outra ocasião fiz a avaliação da proposta, por isso vou escrever aqui rapidamente da impressão final que essa tarefa me causou.

Foi uma proposta interessante e muito trabalhosa. Postar conteúdo toda semana não foi nada fácil. Tive imensas dificuldades em pesquisar e observar assuntos que tivesse relação com a disciplina e ainda mais dificuldade em escrever aqui com coerência, de forma que todos pudessem compreender.
Hoje, ao final do processo, observando toda a estrutura do meu blog percebo o quanto avancei. Já falei no item avaliação formativa das dificuldades enfrentadas para construir este blog. Mas quando parei pra observar, vi que avancei não somente em conceitos linguísticos trabalhados em sala de aula, mas também no manuseio de novas tecnologias.
Sou uma pessoa que não se encanta facilmente com novas tecnologias e se resguarda bastante quando o assunto é "novidade". No entanto, como já disse, aceitei o desafio de produzir o blog e aqui está. Pode não ser o melhor de todos e nem o meu melhor, mas de uma coisa eu tenho certeza, melhorei gradativamente nesse período em relação a aceitação de novas tecnologias em minha vida profissional.
Quanto ao conteúdo, não vou ficar falando do que os textos falaram, pois isso eu já tentei fazer em outras postagens. Vou aproveitar para deixar algumas dicas para uma próxima turma. Já faz algum tempo que tenho notado que as disciplinas da faculdades relacionadas a licenciatura trabalham muito a questão teórica, os autores que escrevem sobre determinado assunto, determinada difilcudade da disciplina e etc. Não sei se é uma questão da ementa da disciplina, mas sinto falta de algo mais prático, não estou pedindo receita de bolo, pois sei que cada aluno é um aluno e cada realidade é uma realidade. Entretanto, acho ser uma forma legal de trabalhar no próximo semestre, pelo menos algum trabalho que ponha em confronto o trabalho do professor especificamente, como por exemplo, montar um plano de aula (algo que já fiz em alguns estágios e que sempre contribui muito pra formação).
Sobretudo, gostei da disciplina e aprendi diversas coisas ainda bem novas pra mim, o tempo também foi algo que não contribuiu muito, mas nesses nove semestres tenho encontrado a mesma dificuldade. Enfim, pude aprender diversos conceitos e ampliar outros, como coesão e coerência; discurso; turno (álias, expressão nova).
Espero ter atendido, ao menos um pouco do esperado e conseguido demosntrar isso aqui.
Fernanda Benigno
Ps: Essa foto é de outra disciplina, não consegui colocar a foto dessa, rs.

Nenhum comentário:

Postar um comentário