quinta-feira, 2 de julho de 2009

Experiência sobre alfabetização

Olá pessoal.
Nas últimas aulas que tivemos trabalhamos dois textos e a partir dessas discussões fiz uma entrevista com uma professora que trabalha com alfabetização. A intenção é por em confronto o que li no texto e a prática de sala de aula. Como não tenho nenhuma ainda então fui buscar essa experiência com outra profissional.
Entrevistei a professora e graduanda de pedagogia Bruna Oliveira. Hoje ela não alfabetiza mais, mas teve uma experiência como professora de alfabetização e compartilhou dessa experiência comigo. Pra não ficar algo chato de perguntas e respostas, resolvi colocar aqui em forma de relato a entrevista.
Nossa entrevistada fez magistério no ensino médio e já trabalha com educação a cerca de cinco anos. Durante um ano ela trabalhou com o processo de alfabetização como auxiliar, ela não era a professora regente, mas participou ativamente com as crianças.
Para Bruna, essa foi uma experiência única em sua vida, pois o melhor de alfabetizar alguém é perceber que antes o aluno não conseguia decifrar o código linguístico e no final do processo o aluno já consegue perceber as palavras e seus sentidos e o professor faz parte de toda essa descoberta.
Até breve!!!

Um comentário:

  1. Que pena que não colocou a entrevista aqui... Conforme meus comentários anteriores, fazer uma análise e relações da (com a) prática é fundamental para apreender melhor os conceitos...
    Seu portfólio está incompleto e não fechou as atividades conforme orientação.

    ResponderExcluir